Clínica veterinária conscientiza clientes sobre câncer de mama em animais
Clínica veterinária conscientiza clientes sobre câncer de mama em animais
October 5, 2015A cor rosa toma conta de todos os espaços para anunciar que outubro é o mês de combate ao Câncer de Mama. E para quem não sabe, ela também é incidente nos animais.
Nas cadelas, os tumores das glândulas mamárias são os mais frequentes e representam cerca de 70% dos casos e nas gatas, a doença é o 3º tipo mais comum de câncer, sendo que pesquisas apontam que 80% são malignos. Os tumores podem ser únicos ou múltiplos, de variados tamanhos e podem se desenvolver em uma ou mais glândulas mamárias ao mesmo tempo.
Pensando nisso, a clínica Vivet está organizando uma série de atividades para que os donos de animais domésticos também saibam dos riscos do câncer de mama e da importância da castração. “Nosso principal objetivo é a conscientização. Queremos que os tutores prestem mais atenção aos sinais e que aprendam a fazer um exame simples em casa, com frequência. Quanto antes for descoberto, as chances de cura aumentam”, explica a veterinária e oncologista da Vivet, Dra. Fernanda Viccini.
Por dois finais de semana, o exame de palpação será realizado gratuitamente na clínica. Além disso, panfletos explicativos serão entregues a todos que passarem pela Vivet. A clínica está localizada na Av. Carmindo de Campos, 516 e está aberta de segunda à sexta, das 7h30 às 17h30 e aos sábados até às 11h30.
Prevenção
Já está comprovado que a castração precoce (antes do 1º cio) diminui em 99% os riscos de cadelas desenvolverem o problema e, em 91% nas gatas. Contudo, é importante ressaltar que o percentual diminui com a esterilização, mas a chance ainda existe.
O diagnóstico preciso só pode ser confirmado por um veterinário após exames específicos, mas a verificação pode ser feita pelo tutor periodicamente em casa. “Posicione o animal de barriga para cima para facilitar os movimentos. Verifique todos os mamilos e entre as mamas procurando por nódulos ou qualquer aumento de volume na região. Caso você sinta qualquer diferença nas mamas, procure por ajuda profissional”, aconselha a veterinária.
- TELEFONE
- (65) 9 9948-0377 (65) 9 9260-1503
- ATENDIMENTO
- Segunda a Sexta das 8h00 as 18h30
- contato@oficina89.com.br