Image

CONTATO

Vivet realiza campanha para castração de vira latas

Image

Vivet realiza campanha para castração de vira latas

May 26, 2015

Adotar um animal virou opção de muitas famílias que escolhem ter um bicho de estimação, mas que, ao invés de comprar, preferem fazer o bem para aqueles que não tem um lar. A responsabilidade de ter um animal também inclui cuidar da sua saúde e a castração é uma opção que possibilita a longevidade com qualidade de vida.

Para contribuir com a saúde e escolha dos seus donos, a Vivet Clínica Veterinária lançou neste mês uma campanha para a castração de animais vira latas adotados.

“Queremos facilitar a medida e educar a população quanto à importância do procedimento. A esterilização do animal previne uma série de doenças futuras como tumores de mamas, ovários e útero e infecções”, afirma a médica veterinária responsável pela campanha da Vivet, Fernanda Viccini.

Inicialmente foram definidos dois finais de semana do mês do maio para a realização das castrações. Contudo, a procura foi tanta que já existe uma lista de espera para os próximos meses. O próximo dia de campanha será realizado no dia 30 de maio.

Cães e gatos podem ser castrados a partir do sexto mês de idade após tomarem todas as vacinas. “A castração garante uma vida adulta bastante saudável para os animais e tranquila para os donos, já que uma doença pode causar um stress para toda a família e principalmente para o bichinho de estimação”, explica a veterinária.

As cadelas esterilizados antes do primeiro cio, com cerca de cinco meses, possuem 98% menos de chance de desenvolver um tumor de mama.

A protetora independente e representante da ONG de proteção aos animais – PamPet – Pamela Ferreti, considera a iniciativa louvável. “Nem o município ou o estado dão qualquer tipo de acesso ou cobertura para os animais desabrigados. A castração faz bem para a saúde do animal, ajuda no controle da superpopulação de animais nas ruas e é um grande estímulo para as pessoas que decidem adotar vira latas”, explica.

Esse mês o Governador do Estado de Mato Grosso, Pedro Taques (PDT) vetou totalmente o projeto de lei que previa a criação de um programa de atendimento Veterinário Gratuito aos animais domésticos da população carente no Estado.

Animais abandonados

Acredita-se que existem cerca de 11,5 mil cães e gatos abandonados nas ruas de Cuiabá. A capital não possui abrigo ou serviço para o acolhimento de animais abandonados e esse trabalho é feito por Organizações Não Governamentais (ONGs), que dependem de doações para se manter.

Pamela já atua há 10 anos na causa e não conta com nenhuma ajuda financeira do governo. São mais de 300 animais resgatados e que vivem com novas famílias adotantes, que muitas vezes não possuem recursos para realizar a castração em todos os seus animais.

A veterinária Fernanda Viccini também alerta para a realidade de cães e gatos abandonados. “São muitos animais que vivem nas ruas e estão submetidos a diversas mazelas como fome e frio, atropelamentos e até mesmo por atitudes cruéis de outras pessoas. Precisamos incentivar a adoção desses animais que precisam de um lar e atenção”.

VAMOS CONVERSAR?

Está precisando de nossos serviços? Vamos tomar um café.

CONTATO
Image
TELEFONE
(65) 9 9948-0377 (65) 9 9260-1503
Image
ATENDIMENTO
Segunda a Sexta das 8h00 as 18h30
Image
EMAIL
contato@oficina89.com.br