Image

CONTATO

Tendências Criativas 2018 // Shutterstock

Image

Tendências Criativas 2018 // Shutterstock

January 19, 2018

Todos os anos, nossa equipe de tecnologia e criação analisa dados de pesquisa e downloads das bilhões de buscas de clientes da Shutterstock por imagens, vídeos e músicas. A partir daí, eles identificam os conteúdos mais populares e juntamente com nosso time de experts da área de conteúdo, design, vídeo e música identificam as tendências que continuarão a crescer ao longo de 2018.

Desde tendências globais que dominarão a cultura popular, a pequenas manifestações criativas que surgirão na cena do design, estes são os 11 estilos para ficar de olho neste ano.

Saia na frente e descubra tudo o que você pode criar em 2018 com nossas imagens, vídeos e músicas especialmente selecionadas.

Fantasia

De animais místicos a paisagens mágicas… símbolos que retratam o gênero fantástico e que nos levam para outra um mundo encantado. “Game of Thrones”, por exemplo, tem dominado a cultura de seriados por anos, mas novas aventuras, como a recentemente anunciada série de TV “Lord of the Rings” repagina este gênero antigo.

Nossas buscas por criaturas místicas cresceram significativamente, com 297% a mais por unicórnios e 145% a mais por sereias. Ainda, trilhas sonoras épicas, orquestradas têm ganhado popularidade à medida que profissionais de marketing e criativos procuram dar um ar sobrenatural ao nosso cotidiano. Procure por estilos fantásticos, sons, trilhas sonoras e narrativas e torne-se um porta-voz da fantasia.

Novo minimalismo

O minimalismo está evoluindo: de raízes simples a um “look and feel” que se ajuste aos tempos modernos. O novo minimalismo vai além de linhas retas, claras, e caracteriza-se por cores arrojadas, vibrantes e estilos fluidos que reimaginam esta forma de arte tão popular.

Enquanto nossas buscas por linha contínua aumentaram 432%, um novo elemento minimalista, círculo de néon, foi procurado 387% a mais. Fique de olho em designs e imagens que desafiem o conceito de “despojado” com luzes neon, texturas e cores concentradas. Ainda, prepare seus ouvidos para trilhas sonoras minimalistas que apresentem sons contínuos e em loop.

Espaço

Parece que o gênero que mais fez sucesso esse ano foi mesmo a ficção científica, que continua a brilhar e dominar as bilheterias da telona mundo afora. Exemplo? A revitalização de Star Wars, Star Trek e vários filmes de super heróis da Marvel, além das séries que bombaram na TV, como Stranger Things, Dark e The Orville. O mundo criativo está cada vez mais com a cabeça no mundo da lua. Buscas por termos como solar aumentaram mais de 991% e o interesse em palavras como astro cresceu 671%. Sem falar na popularidade de palavras relacionadas a trilhas sonoras inconfundíveis, como synthwave, que aumentou
494%.

À medida que vivemos essas inovações e a tecnologia, nossas ideias sobre uma fronteira intergaláctica – e uma Terra em transe – estão borbulhando na nossa superfície terrestre. O resultado é um espaço belo, impressionante e com uma beleza galáctica, escura e distópica.

Luxo Natural

Este estilo surgiu da popularidade da estética e práticas de uma nova era, incorporando os redemoinhos de mármores  (+ 416%) ou as ondas bonitas de uma ágata (+275), tudo isso com um efeito deslumbrante que pode ser tanto sutil ou dramático. Pedras como o mármore contêm toda uma história e segredos da Terra, agregando um senso de misticismo a sua beleza inata. De utensílios domésticos a produtos de papelaria, fiquem atentos a essa tendência que vai dominar o mundo com sua riqueza natural.

Pastéis contemporâneos

Uma paleta pastel raramente é objeto merecedor de escrita, mas novos e revolucionários esquemas de cores aumentaram a saturação de cores tidas como “inocentes”, dando a elas uma importância irrefutável.

Busque por cores sutis de outra forma, complemente sua pesquisa com uma tonalidade brilhante, como blue candy (+ 609%), ou um conjunto substancial de cores que reconsidere o significado de delicadeza. Tire a poeira dessas matizes tradicionais e não tenha medo de apostar no novo.

Uma marcha global

Um século depois das mulheres conquistarem o direito de votar em grande parte do mundo, a batalha por igualdade continua, mas dessa vez com novas necessidades. Pesquisas por termos como Dia Internacional da Mulher cresceram 660%, enquanto ativismo aumentou incríveis 540%.

Mulheres avançam unidas em uma marcha global que leva, e eleva, suas vozes a todos os palcos. Suas mensagens, e lutas, reverberam através da arte, cinema, teatro e escrita, em todas as indústrias e dentro da política, como uma lembrança diária de que ainda há muito a ser alcançado.

Cactus

Completando a tendência estética relacionada a belezas naturais, como o “mármore” e a “ágata”, cactos evocam o deserto e sua característica de sobrevivência. Papéis de parede, impressos e detalhes, a popularidade do cactos (+ 261%) responde a uma pequena obsessão do culto ao deserto e à força de uma nova era. Conheça o lado bonito dessa planta desértica com renderizações em aquarela, ou evoque sua força com fundos saturados, ou fotografias autênticas.

Artesanato Digital

Com o “material design” dominando a interface do usuário (UI), outros formatos de arte populares estão sendo recriados para consumo digital. A busca por termos relacionados a artesanato tradicional em papel e tecido, como bordados cresceu + 432%, enquanto paper art aumentou + 130%, fazendo com que essas expressões populares ganhem nova vida à medida que são reinterpretadas para uma nova era. Esses designs táteis dão uma sensação inovadora de toque e textura para a web, já que sua natureza extravagante nos faz esquecer os limites entre telas e pixels.

Geometria Antiga

Este emaranhado de linhas perfeitamente entrelaçadas e de natureza mística ou matemática se origina de culturas diversas. A simetria desses desenhos é perfeita para backgrounds, mas é sua natureza antiga que torna esses elementos de design tão expressivos.

Todo mundo ama geometrias antigas e universais – as buscas pelo termo arabesque aumentaram incríveis 8.536% – um aumento astronômico e o maior que vimos este ano – enquanto as pesquisas por guilhochê aumentaram 695% e por mandalas 632%.

Cryptocurrency

Parece que a coisa ficou séria quando falamos de moedas virtuais. As buscas pelo termo criptomoeda avançaram incríveis 1.264%. À medida que seus primeiros “jogadores” começaram a ver retornos, os recém-chegados imaginam a possibilidade da realidade de uma economia digital. Espere uma quantidade crescente de matérias em torno deste tópico, enquanto isso grupos as protegem e buscam uma maneira de visualizar sua natureza intangível.

Efeito holográfico

Desde a exagerada make holográfica, até a estética retro Vaporwave, a holografia de 2018 incorpora influências brilhantes dos anos 80, uma pitada de ficção científica e um toque de nostalgia que compreende um aspecto inegável e contraditoriamente contemporâneo. Não é a toa que as pesquisas pela palavra holográfica teve um crescimento de 435%, fazendo com que sua paleta camaleônica de cores cintilantes se torne popular, já que ela pode funcionar em vários cenários – como na alta cultura e cultura de massa, ou popular, como algo novo, ou antigo, mais ainda, como algo sério ou divertido – e sempre com um efeito estético em qualquer aplicação.

Fonte: Shutterstock 

VAMOS CONVERSAR?

Está precisando de nossos serviços? Vamos tomar um café.

CONTATO
Image
TELEFONE
(65) 9 9948-0377 (65) 9 9260-1503
Image
ATENDIMENTO
Segunda a Sexta das 8h00 as 18h30
Image
EMAIL
contato@oficina89.com.br