Image

CONTATO

Empreendedorismo na ruas: vendedores ambulantes criam marca de roupas na Espanha

Image

Empreendedorismo na ruas: vendedores ambulantes criam marca de roupas na Espanha

July 10, 2017

Ambulantes de Barcelona estão fazendo camisetas, bolsas e tênis exclusivos

Apesar de continuarem ilegais, as vendas de um grupo de vendedores ambulantes da cidade espanhola agora têm marca própria. De acordo com reportagem do El País, o Sindicato Popular de Vendedores Ambulantes de Barcelona e o coletivo de artistas brasileiros Opavivará (sim! Tem Brasil nessa iniciativa) criaram a Top Manta.

O nome da marca é irônico, fazendo menção aos termos pejorativos com os quais os ambulantes são chamados por venderem as mercadorias sobre mantas estiradas no chão. Agora parece que o jogo virou, não é mesmo?

Um dos porta-vozes do sindicato, Aziz Faye, disse para o El País que o logo da marca, além de se assemelhar a uma manta, remete a uma canoa, transporte usado por imigrantes ilegais para chegar na Europa. Faye cita a dificuldade em realizar as vendas por conta da ação policial que tenta conter o trânsito das mercadorias, muitas vezes roubadas ou falsificadas.

Criar uma marca para o exercício das vendas tem como intuito trazer um ângulo novo à prática. Ao invés de exibirem o produto com logotipos falsificados da Nike ou Adidas, os vendedores substituem pelo da Top Manta. O sindicato ainda busca fornecedores para as camisetas, mas Faye disse que já estão fazendo testes com o algodão e tudo. Ele ainda contou ao El País que querem expandir mais os negócios no futuro, fazendo até livros infantis.

Agora só falta o financiamento. A ideia é fazer com que os vendedores ambulantes não sejam acusados de crime contra a propriedade comercial ou de vender produtos falsificados. Fora isso, o projeto também serve para mudar o estigma com o qual os ambulantes sofrem. Como diz o lema do sindicato: “Sobreviver não é crime”.

Fonte: Update or Die

 

VAMOS CONVERSAR?

Está precisando de nossos serviços? Vamos tomar um café.

CONTATO
Image
TELEFONE
(65) 9 9948-0377 (65) 9 9260-1503
Image
ATENDIMENTO
Segunda a Sexta das 8h00 as 18h30
Image
EMAIL
contato@oficina89.com.br